HISTÓRIA
Informação Geral

Brasil, mais de 500 anos de história..

O Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e o único país de língua portuguesa das Américas. Ele é o quinto maior país do mundo, tanto por zona geográfica quanto pela população.


Delimitado pelo Oceano Atlântico ao leste, o Brasil tem um litoral de mais de 7.491 km. Faz limite ao norte com a Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a nordeste pela Colômbia; a oeste pela Bolívia e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e ao sul pelo Uruguai. Numerosos arquipélagos fazem parte do território brasileiro, como Fernando de Noronha, Atol de Rocas, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz.

O Brasil foi uma colônia de Portugal desde o desembarque de Pedro Alvares Cabral em 1500 até a independência em 1822. Inicialmente independente como o Império Brasileiro, o país tornou-se República em 1889, embora a legislatura bicameral, atualmente chamada de Congresso, date de 1824, quando a primeira Constituição foi ratificada. Sua atual Constituição define o Brasil como uma República Federativa. A Federação é formada pela União do Distrito Federal, os 26 Estados e os5.564 municípios.

A economia brasileira é a oitava maior economia mundial por PIB nominal e a nona maior por paridade de poder de compra. Dentre as principais economias do mundo, o Brasil é uma das que cresce mais rápido e as reformas econômicas renderam ao país o reconhecimento internacional. O Brasil é membro fundador das Nações Unidas, G20, MERCOSUL e da União de Nações Sul-Americanas e também um dos países do BRIC.
Governo e Política

A Federação Brasileira é a "união indissolúvel" das três entidades políticas distintas: os estados, osmunicípios e Distrito Federal. A União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, são as esferasdo governo. A Federação baseia-se em cinco princípios fundamentais: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. A divisão clássicados poderes do governo (executivo, legislativo e judiciário no âmbito do sistema de pesos e contrapesos), é formalmente estabelecida pela Constituição.
O executivo e o legislativo estão organizados independentemente em todas as três esferas de governo, enquanto o judiciário é organizado apenas nas esferas federal, estadual e do Distrito Federal.

Todos os membros dos poderes executivo e legislativo sãoeleitos diretamente e Juízes e outros judiciários são nomeados após passar por exames de admissão. O voto é obrigatório para os alfabetizados entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e aqueles entre 16 e 18, ou para maiores de 70. Juntamente com vários partidos menores, quatro partidos políticos destacam-se: o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Social Democracia Brasileiro (PSDB), o Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB) e o Democratas (DEM). Quase todas as funções governamentais e administrativas são exercidas por autoridades e agências filiadas ao executivo.

A forma de governo é República Democrática, com um sistema presidencial. O Presidente é tanto chefe de estado e chefe de governo da União e é eleito para um mandato de quatro anos, com possibilidade de reeleição para um segundo mandato sucessivo. O Congresso Nacional é a legislatura bicameral da Federação, composto pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal. As autoridades do judiciário exercem as funções jurisdicionais quase que exclusivamente.

Quinze partidos políticos estão representados no Congresso. É comum os políticos mudarem de partido, e, assim, a proporção de assentos no Congresso ocupados por um partido especifico éregularmente alterada. Os maiores partidos políticos são o Partido dos Trabalhadores(PT), o Democratas (DEM), o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o Partido Social Democrata Brasileiro (PSDB), o Partido Progressista (PP), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o Partido Liberal(PL), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido Popular Socialista (PPS), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
http://
http://
www.gmail.com
http://
http://www.facebook.com/ukvisitminas
http://www.facebook.com/visitpernambuco