CLIMA
Temperatura e Zonas Climáticas

92% do país está localizado entre o Equador e o Trópico de Capricórnio.

O clima varia entre quente e seco no interior árido paraas florestas tropicais úmidas da região amazônica. O litoral do Brasil tende a ser quente e úmido durante a maior parte do ano, mas pode fazer frio no Sul e nas montanhas durante os meses de inverno. Estações chuvosas ocorrem de janeiro a abril no norte, de abril a julho no nordeste e de novembro a março na área Rio/São Paulo.


O Brasil, dada sua vasta extensão territorial, de dimensões continentais, possui uma tipologia climática variada. Além de sua extensão, outros fatores influentes nos diversos climas brasileiros são as condições de temperatura, altitude, pressão e proximidade com o oceano. Esta grande diferenciação climática do país resulta, por sua vez, em paisagens vegetais bastante variadas, o que faz do Brasil um dos países detentores do ecossistema mais variado e complexo no mundo. O território brasileiro está dividido em faixas climáticas: 92% do território localiza-se entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. Portanto, pode-se dizer que o clima brasileiro é predominantemente tropical, ainda apresentando faixas equatoriais e subtropicais (zonas temperadas) distribuídos entre os 8% restantes do território. A predominância de altitudes mais baixas ao longo do território nacional acarretaem temperaturas mais elevadas. As temperaturas médias predominantes são superiores a 20º C.
As estações são exatamente o oposto da Europa e Estados Unidos, exceto na região norte do país. A temperatura média anual é aproximadamente 28º C na região norte e 20º C, no Sul. Temperaturas extremas são raras, mas podem ocorrer.No inverno, algumas cidades no sul do país experimentam temperaturas negativas, com geada e neve, e no Rio de Janeiro, no pico do verão, a temperatura pode alcançar a marca de 40º C. Agora que você aprendeu sobre o nosso clima, escolha a temperatura que mais lhe agrada e venha se apaixonar pelas belezas que o Brasil tem a oferecer aos seus visitantes.

http://
http://
www.gmail.com
http://
http://www.facebook.com/ukvisitminas
http://www.facebook.com/visitpernambuco